Fiocruz
Reproduzir vídeo

Trata-se de um filme provocação que tem como principal alvo o estigma em torno da Aids. Ao lançar um olhar para mulheres heterossexuais, “protegidas” pela instituição do casamento e contaminadas por seus maridos com o vírus HIV, o documentário mostra quão frágil e desinformado é o muro de preconceito que cega toda a sociedade.

Duração: 1:18 minutos
Classificação:
Direção:
Gênero:
Mais sobre o tema do filme:
5
Avaliado 5em 5
5 em 5 estrela (baseado em 1 avaliação)
Excelente100%
Muito bom0%
Bom0%
Regular0%
Ruim0%

O que acharam desse filme

Necessário!!

Avaliado 5em 5
08/06/2022

Positivas é um filme necessário, não só porque alerta para o risco de as mulheres contrairem HIV em relacionamentos estáveis — e com isso incentivar a prevenção — mas também, e não menos importante, por nos mostrar que somos todas vulneráveis, que as histórias daquelas mulheres poderiam ser as nossas, a de nossas mães, filhas, irmãs. isso, penso eu, colabora para a diminuição do estigma e preconceito.

Tive o privilégio de assistir a esse documentário num evento no então Espaço Cultural Unibanco, em São Paulo, seguido por um debate com a diretora Susanna Lira e algumas das mulheres vivendo com hiv que deram seus depoimentos no filme.

Perguntei como conseguir o filme para trazer para Rio das Ostras e exibi-lo para grupos de PVHA e público em geral, mas ainda não havia cópias disponíveis. Susana e Cida Lemos se dispuseram a vir a Rio das Ostras e assim houve no SAE uma roda se conversa com elas e a exibição do fime — seguida de debate — no Polo Universitario da UFF em Rio das Ostras.

Até hoje, indico esse filme para pessoas vivendo ou não com HIV.

Maria Clara Araújo de Almeida

Positivas

Avalie esse filme você também