Fiocruz
Legenda

A Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde, que reúne uma ampla diversidade de obras sobre temas de saúde coletiva e ciência e tecnologia, de documentários a dramas, passando por animações, oriundas do acervo institucional da Fiocruz e de parceiros externos, chega a 160 obras audiovisuais neste mês em que a VideoSaúde completa 34 anos de atividades (20 de maio). Há filmes estreando no espaço para todos os gostos, públicos e aplicações. Histórias de entregadores e motoristas de aplicativos, narrativas a respeito de vivências durante a pandemia de Covid-19, cinebiografias de cientistas e profissionais da saúde, sobre a presença das mulheres na ciência, histórias de povos indígenas, de agentes de saúde no campo e de moradores do entorno de barragens de mineração.

Os filmes chegam para ampliar a oferta de conteúdos audiovisuais pela Fiocruz, visando a circulação de informações e os debates qualificados, que retratem distintas realidades regionais, territoriais, de profissionais e de populações no contexto do SUS e dos desafios dos campos da ciência e da tecnologia.

De acordo com a VideoSaúde, o desenvolvimento da plataforma representa uma série de acúmulos e reflexões, seja pela observação de demandas que o setor recebeu do público, de como os filmes foram visualizados e comentados no YouTube ou em redes sociais, de apontamentos de parceiros exibidores do acervo institucional. Mais que isso, na visão dos organizadores: o campo do audiovisual passa por profundas modificações, principalmente nas formas de distribuição e capilarização de acervos por meio da internet. E a Plataforma, completa a VideoSaúde, procura trabalhar esses aspectos como desafios para a comunicação.

O Canal Saúde, um dos diferentes parceiros convidados a integrar a Plataforma, estreia no projeto com nada menos que 19 produções. São obras sobre temas de amplo interesse para a saúde coletiva, gravadas em diferentes regiões brasileiras, que captam avanços e desafios do SUS e lançam instigantes narrativas sobre personagens marcantes. “É com muita alegria que nos somamos a essa iniciativa tão importante da Videosaúde. Somos uma programação de TV, mas para esse espaço separamos vídeos de pegada mais documental”, diz Márcia Correa e Castro, coordenadora geral do Canal Saúde.

“Em seis meses de implementação da plataforma alcançarmos a marca de 160 filmes sobre saúde, com diversidade de temas e vindos de todo o Brasil, é o nosso presente para a sociedade, mas para nós também. É a reafirmação da nossa missão, nesta celebração de 34 anos de atuação da distribuidora, de compartilhar conhecimento em saúde por meio audiovisual contribuindo com a democratização da comunicação e acesso à informação”, avalia Daniela Muzi, coordenadora da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.